Antes de começar a maquiagem é preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos adequados aos diferentes tipos de pele. A limpeza é o primeiro passo, pois qualquer produto adere muito melhor a uma superfície limpa. A tonificação remove os últimos vestígios do produto utilizado na limpeza e faz com que os poros dilatados voltem ao tamanho normal. O tonificante é aplicado de forma suave. Seu papel é equilibrar o pH da pele, além de produzir uma agradável sensação de frescor. Em relação à hidratação, ela também é fundamental nessa rotina de preparação, pois 70% a 80% da pele é composta por água. Por isso é muito importante a ingestão diária de no mínimo 3 litros d´água.
São esses os tipos mais comuns de pele:
Pele seca
É uma pele fina e opaca, sem brilho. O melhor a fazer é caprichar na hidratação com cremes adequados. Os sabonetes com hidratantes são recomendados para limpeza e os produtos abrasivos, como os esfoliantes, devem ser evitados. O tônico também deve ser dispensado. Para evitar o ressecamento natural que acontece no inverno, intensifique a utilização de fórmulas cremosas nessa estação do ano.
Pele oleosa
É uma pele que brilha mais devido à intensa produção de oleosidade. Costuma ser mais grossa e resistente. O ideal para esse tipo de pele são produtos sem gordura e que não fechem os poros. Para a limpeza, prefira aqueles que possuam mais elementos detergentes para neutralizar o excesso de óleo. Os esfoliantes, nesse caso, são uma boa opção. Escolha um tônico para peles oleosas e um hidratante em gel.
Pele mista
Seus pontos oleosos encontram-se na região da testa, do nariz e do queixo, a famosa zona T. Os secos são observados nas maçãs do rosto, em volta dos olhos e no pescoço. Como trata-se de uma pele mista, o ideal é contrabalançar o gel e o creme. Loções leitosas e sabonetes líquidos (com hidratantes) são muito bemvindos, assim como loções hidratantes. A tonificação deve ser realizada apenas na região oleosa.
Pele normal
É o tipo de pele que apresenta uma textura uniforme, boa elasticidade e poros bem fechados. O nível de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio, o que faz com que esse tipo de pele seja considerado o mais saudável. Nesse caso, o mais aconselhado são produtos delicados, para peles normais, que cuidem da pele sem interferir nas perfeitas condições que ela apresenta
Dicas importantes
Se tiver dificuldade em reconhecer o tipo de pele, é só fazer o teste do papel. Passe uma folha de papel absorvente no rosto que será maquiado e, de acordo com a oleosidade liberada, você saberá classificá-la.
Se observar manifestações alérgicas, sugira uma visita ao dermatologista.
Conhecendo a funcionalidade dos produtos
O Corretivo
Serve para disfarçar os traços negativos, através dos tons “claro-escuro”. Em princípio, você clareia o que deseja aumentar ou realçar e escurece o que deseja disfarçar ou diminuir.
As funções fundamentais do corretivo são, portanto:
Disfarçar olheiras, espinhas, manchas e outras imperfeições.
Disfarçar formato de nariz grande e rosto comprido ou quadrado.
Ajudar a fixar a maquiagem na área dos olhos e da boca.
O corretivo pode ser usado antes ou depois da base.
O Pancake
significa panqueca em português. O produto ganhou esse nome devido ao seu aspecto circular e achatado, semelhante a uma panqueca. O pancake é uma base em pó prensada numa latinha e usado, na maioria das vezes, apenas por profissionais. É de fundamental importância na preparação da pele, sobretudo nas maquiagens de modelos e atrizes. Sua finalidade é uniformizar o tom da pele, eliminando manchas ou tons diferentes deixados pelo corretivo. Também é importante para diminuir o brilho da pele quando exposta aos refletores. O pancake não deve ser usado em peles secas e envelhecidas. Ao aplicá-lo em peles com acne, utilize materiais descartáveis como bandaletes de algodão.
A Base
Uniformiza a cor da pele e também auxilia no disfarce de imperfeições. Em sua composição estão presentes pigmentos que refletem a luz de maneira difusa, minimizando as linhas de expressão.
As bases podem ser:
Líquidas – Cobertura mais suave.
Cremosas – Cobertura média a espessa.
Compactas – Cobertura espessa.
O Pó Facial
Sua textura fina e solta adere à pele, proporcionando um acabamento aveludado e a famosa aparência de pêssego. Serve para fixar a base e iluminar o brilho natural, além de manter a pele hidratada. O pó nunca deverá ser mais escuro que a base, para não manchar a maquiagem. A aplicação do pó facial encerra a fase de modelagem do rosto, dando início à fase dos retoques e coloração.
O Pó Compacto
A principal diferença desse produto em relação ao pó tradicional é a textura mais espessa. A função do pó compacto é fixar a maquiagem, homogeneizando o tom da pele e retirando a oleosidade produzida pela mesma durante o dia. Com o produto, o rosto ganha um toque aveludado e um aspecto uniforme; serve também para, no fim da maquiagem, corrigir as imperfeições e dar aquele retoque final, fundamental para a qualidade da maquiagem.
A Sombra
Junto com o batom, tem a importante função de dar vida à maquiagem. Ela realça, dá vida e expressão ao olhar. Além disso, ajuda a disfarçar imperfeições e, em geral, possui grande durabilidade. Os tipos e cores existentes no mercado são inúmeros. No momento de aplicá-la, o profissional deverá levar em consideração o gosto da cliente, seu estilo e o lugar para onde vai.
Cílios Postiços
Criados para intensificar o olhar, esses acessórios ganharam força na década de 60. Hoje há cores, tamanhos e versões para todos os gostos. Adaptam-se ao tamanho dos olhos e incrementam o visual. Confira os tipos existentes:
- Inteiros: Apresentam-se de forma bastante evidente, por chamar a atenção devido à grande diferença em relação aos cílios naturais
- Em mechinhas: Os cílios em tufos apresentam um ótimo resultado no efeito final da maquiagem, pois reproduzem de forma sutil os cílios naturais. Com eles, pode-se modelar os cílios como um todo ou aplicá-los apenas no canto externo.
- Individuais: Muito usado por pessoas que têm falhas nos cílios ou quando se deseja obter maior naturalidade no efeito final. Embora sua aplicação seja um pouco mais trabalhosa, permite maior variação no formato dos cílios.
O Delineador e o Lápis
Servem para definir e realçar o olhar. O efeito será, entretanto, diferente, conforme o
produto que você optar por trabalhar:
- Delineador define melhor o contorno dos olhos e apresenta um efeito mais brilhante.
- O lápis permite criar efeitos diferentes de maquiagem, pode ter o traço mais fino ou mais grosso, devido à possibilidade de fazer a ponta e pode ser a opção para um esfumaçado mais definido.
- O lápis também corrige as imperfeições ou falhas nas sobrancelhas. O tom usado deve ser sempre o cinza ou o marrom. Somente em peles negras pode-se corrigir a sobrancelha com lápis preto. Alguns profissionais, entretanto, preferem fazer essas correções com a própria sombra.
Alonga e algumas curvam os cílios, dando maior destaque ao olhar. A habilidade na
aplicação da máscara é fundamental para evitar borrados. Para maquiagens
profissionais, as máscaras à prova d´água são a melhor opção, pois evitam que o rosto
fique borrado depois do suor ou da lágrima.
O Batom
Sem dúvida é o principal item da maquiagem. Mesmo quem nunca usa maquiagem, não
abre mão, em algum evento, de pelo menos um belo batom. Serve para proteger,
hidratar e, principalmente, dar cor aos lábios. Seu tom determinará qual o estilo adotado
pelo maquiador.
Os batons podem ser:
Cremosos – Maior poder de hidratação, uso permitido para todas as ocasiões.
Cintilantes – Utilizados sozinhos podem ressecar o lábio, mas têm bom efeito finalizador.
Brilhos – Também conhecidos como Gloss. Iluminam a boca e dão um efeito especial.
O Blush
Nenhum comentário:
Postar um comentário