Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mulher - do nascimento à velhice

O organismo da mulher possui características específicas que lhe permitem desempenhar as atividades que lhe são próprias, tanto do ponto de vista físico como do psíquico. O organismo da mulher não é o mesmo a vida toda. As altera- ções e evoluções por que passa provocam mudanças físicas e psíquicas muito relevantes nas várias fases de sua vida. É importante que a mulher conheça bem o seu corpo, a fim de melhor entender essas transformações e, sobretudo, poder cuidar mais adequadamente dele. É indispensável que compreenda bem o funcionamento de seu organismo, as fases que atravessa e, principalmente, como cuidar dele, respeitando os seus limites. A melhor forma que encontramos para esclarecer estas dúvidas foi responder às perguntas que você gostaria de fazer.

O corpo da mulher é sempre igual durante a vida toda?
 A estrutura do organismo da mulher é basicamente a mesma durante toda a vida. Assim, podemos dizer que uma mulher de 30 anos, uma menina recém-nascida e uma senhora na menopausa têm uma estrutura corporal similar. Porém, isso não significa que uma mulher seja igual durante toda a vida. Ela, sem dúvida, sofre mudanças com o passar dos anos. Essas mudanças devem-se a um maior ou menor desenvolvimento dos órgãos.

O que causa as mudanças no corpo da mulher? 
Todos os órgãos femininos já estão formados no corpo da menina recém-nascida, mas a maioria deles só irá completar seu desenvolvimento muitos anos mais tarde. O desenvolvimento de certos órgãos femininos, como as mamas por exemplo, ocorrerá no período em que o corpo da mulher se prepara para ter a primeira menstruação, a puberdade. Essas mudanças são provocadas pela atuação de hormônios produzidos pelos ovários. A idade da puberdade, no século passado, teve uma evolução interessante. Começou a ocorrer cada vez mais precocemente e veio dos 17 anos para os 11/12 anos. Parece que esse fenômeno decorrente de estímulos psicológicos, físicos e alimentares, chegou no seu limite. Porém as meninas hoje ficam moças muito mais cedo, mas continuam meninas na informação e na emoção. Isso exige cuidado especial na sua educação, particularmente na área sexual.

 Em que fase o corpo da mulher está totalmente desenvolvido?
Por volta dos 18 anos, hoje um pouco mais cedo, o organismo da mulher está totalmente desenvolvido. Seus ovários, funcionando sob o comando de hormônios vindos do cérebro, liberam de forma regular e cíclica os hormônios femininos: Estrógeno e progesterona. Na adolescência, iniciam-se os ciclos menstruais. Nas primeiras duas semanas os ovários produzem estrógenos e um óvulo – a semente feminina que cresce, amadurece e é liberado na metade do mês (ovulação). Na segunda metadedo ciclo os ovários produzem a progesterona, que possibilita o desenvolvimento de uma gravidez.

Esses ciclos nunca são interrompidos? 
Durante cerca de 35 anos, o organismo da mulher funciona ciclicamente; os hormônios produzidos pelos ovários agem no corpo todo, especialmente nos órgãos genitais e nas mamas. Esses ciclos só não ocorrem durante o período de gravidez e nos primeiros meses após o parto, durante a amamentação. Também há meses em que a regularidade dos ciclos hormonais da mulher se modifica. Isso ocorre mais freqüentemente durante a adolescência e nos anos que antecedem a menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário